Fornecedor de construção aumenta vendas e ganhos substancialmente em 2021
O Grupo Roto supera as expectativas / Possibilidade de ano recorde / Fornecedor de construção aumenta vendas e ganhos substancialmente em 2021 / Bom desempenho de entrega garante desenvolvimento positivo / Recuperação econômica, mas com aspectos negativos / Ambiente desafiador para 2022 / Pandemia e outras incertezas / Lei da cadeia de suprimentos acentua problemas de aquisição / Dando à coalizão de semáforos na Alemanha “uma chance justa” / A redução do estoque excessivo de armazém reduz os volumes do mercado / O desafio da “sustentabilidade” / O alto desempenho prepara o terreno para mais sucesso / 75 jornalistas de 15 países participam do evento híbrido
A Roto está crescendo, e não está acomodada sobre os louros
Velbert / Düsseldorf - Em meados de novembro, o Dr. Eckhard Keill, Presidente do Conselho de Administração da Roto Frank Holding AG, resumiu o desenvolvimento do Grupo Roto de forma sucinta: “Estamos apostando muito alto.” O Dr. Keill relatou durante o 16º International Trade Press Day em Düsseldorf que os resultados do fornecedor de construção para o ano superaram todas as expectativas e podem acabar estabelecendo um novo recorde. Isso é ainda mais impressionante, ele continuou, porque o Grupo ainda está operando em um período de instabilidade. Como um player global, a Roto tem, entre outras coisas, fornecido aos clientes em todo o mundo o fator mais importante para garantir a produção industrial: bom desempenho de entrega. Embora as perspectivas de mercado para 2022 “não sejam de forma alguma perfeitas”, o Grupo pretende continuar com a sua atual trajetória de crescimento.
Modesto demais
O chefe da Roto afirmou que, dos dois cenários possíveis apresentados há um ano para o desempenho em 2021, o saldo tendeu para o cenário positivo. Desde então, a recuperação mais ou menos forte da economia mundial, em grande parte, também revigorou a indústria da construção. No entanto, existem vários aspectos negativos a serem enfrentados. Por exemplo, a situação pandêmica fundamentalmente ainda não diminuiu e ainda não há sinais de um avanço no nível geopolítico. Há também uma crise internacional de materiais, matérias-primas e logística, em grande parte devido à pandemia do Corona vírus, que levou a aumentos drásticos de preços. Isso desacelerou visivelmente a recuperação econômica.
Neste contexto, Keill relembra os objetivos para o desempenho da Roto em 2021 formulados no final de 2020. Especificamente, o Grupo se esforçou para mais uma vez ter um desempenho melhor do que o resto em cada mercado, para continuar a ter o "melhor desempenho" no atendimento aos requisitos do cliente, para alcançar mais um bom resultado em termos de volume de negócios e consolidar ainda mais a sua maior rentabilidade. Agora está claro: “Isso foi modesto demais”.
Dinâmica decrescente
A evolução imprevisível em alta refletiu-se nos resultados expressivos do volume de negócios total do Grupo observados no final de setembro de 2021. Aumentou um quinto (20,6%), de 511,8 milhões de euros para 617,1 milhões de euros. As divisões Window and Door Technology (FTT), Roof System Technology (DST) e Professional Service (RPS) cresceram a taxas quase idênticas de dois dígitos.
No entanto, essa dinâmica extraordinária provavelmente diminuirá um pouco até o final do ano. Por um lado, o quarto trimestre de 2020 foi particularmente bem. Por outro lado, é importante considerar os grandes estoques acumulados por nossos parceiros de mercado nos últimos meses devido à crise das matérias-primas. Esse efeito de avanço ficou claro no último trimestre. Apesar disso, Keill espera um volume de negócios total do Grupo de cerca de 800 milhões de euros para 2021 (depois de 686 milhões de euros), o que seria inédito na história da empresa. O índice de rotatividade quase tradicional de dois terços na Alemanha para um terço no exterior voltou a se manter estável.
O número de funcionários em todo o mundo também permaneceu constante em aprox. 4800. O volume de investimento está abaixo do orçamento, pois as restrições devido à pandemia do Coronavírus impediram a implementação dos projetos planejados. Isso pode resultar em um efeito de recuperação em 2022 se a programação voltar ao normal.
"Chave para o sucesso"
Falando no contexto da situação do volume de negócios, o Presidente do Conselho de Administração da empresa reportou “resultados intercalares particularmente encorajadores” no final de setembro. Afirmou que o Grupo alcançou resultados significativamente superiores aos do período correspondente do ano anterior. No entanto, em correspondência com os números do volume de negócios, um quarto trimestre mais fraco está emergindo. As razões para isso são o forte período de referência em 2020, o retorno aos custos normais devido ao fim dos programas de poupança implementados devido à pandemia, por exemplo, e, principalmente, a incapacidade de compensar totalmente os aumentos extremos de preços de material até agora. No entanto, o resultado final é que 2021 pode ser um “ano excelente para o volume de negócios”. Ele cria melhorias substanciais para a já forte estabilidade econômica e, assim, fornece aos parceiros de mercado um nível de confiabilidade maior que poderia ser um fator crucial em suas tomadas de decisão.
Ao todo, resumiu Keill, o Grupo Roto claramente excedeu suas metas para 2021 e, portanto, “deixou uma marca impressionante”. As características específicas desses resultados são a expectativa de faturamento recorde, um aumento substancial nos lucros e uma posição de mercado mais forte. O Presidente do Conselho de Administração destacou a alta capacidade de entrega e a estratégia consistente de benefícios ao cliente para produtos e serviços como a chave para o sucesso do Grupo.
Ele também apontou para um novo nível de envolvimento por parte dos proprietários do Grupo. Eles criaram o Instituto Wilhelm Frank no início de 2021, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural, bolsa de estudos e pesquisa. O primeiro projeto da Iniciativa, o concurso “Janelas abertas - O que as janelas dizem sobre meu país”, chegou ao fim e alcançou uma forte ressonância internacional.
Coalizão com uma “natureza de retalhos”
Como parte de sua previsão geral durante o evento híbrido do Trade Press Day, Keill abordou certas partes do ambiente de negócios mais amplo e seus efeitos no desenvolvimento econômico e de mercado em 2022. Ele exortou os políticos a “resolverem os problemas e não criarem novos”. Este último, lamentou ele, tem sido o caso com bastante frequência. Em particular, ele criticou a lei da cadeia de suprimentos aprovada pelo governo federal alemão anterior. Embora tenha havido discussão de grandes problemas de abastecimento, a Alemanha é o único membro da UE a adotar voluntariamente a regulamentação adicional em nível nacional. Ele indicou que todas as partes devem estar cientes de que, além de seus efeitos de distorção da concorrência, esta nova lei acabaria por intensificar ainda mais as questões de licitação em curso.
Na Alemanha, atualmente “é provável que não haja alternativa” à formação de uma “Aliança de Luzes de Trânsito” entre o Partido Social-democrata, o Partido Democrático Livre e os Ecológicos. Como resultado dos princípios às vezes extremamente variados das três partes envolvidas, no entanto, será difícil chegar a uma “narrativa comum”. Em vez disso, a coalizão terá mais uma “natureza de retalhos” com foco em projetos de prestígio para cada membro. No entanto, o novo governo deve estabelecer rapidamente sua capacidade de ação. Keill defendeu “dar a ele uma chance justa e permitir que ele prossiga com as coisas”. Em seguida, afirma que são necessárias afirmações e conclusões claras sobre a economia, mesmo que sejam exageradas, como no que diz respeito à proteção do meio ambiente. O discurso público sobre questões e conceitos econômicos também está atrasado. Os pareceres do Conselho de Especialistas em Economia, instituído por lei há quase 60 anos, seriam adequados para isso, por exemplo. O governo deve revisitar as análises e previsões dos “Cinco Homens Sábios” do Conselho de Especialistas em Economia e abri-las para discussão.
A pandemia global continuará sendo um fator de influência importante, mas imprevisível em 2022. Na visão de Roto, a crise material pode abrandar gradativamente, provavelmente fazendo com que a situação em termos de disponibilidade e preço se acalme até a metade do ano. A continuação do boom global excepcional no setor de construção não é certa, apesar das previsões predominantemente boas. O melhor caso resultará em um mercado de usuário final estável ou ligeiramente crescente. A questão de se e, em que medida a atual explosão nos custos de construção resultará em uma menor disposição do público em geral para fazer novos investimentos ainda está sem resposta. O fim da “fase de pipeline” e a redução resultante em estoques excessivos que não refletem a demanda por parte dos comerciantes e artesãos provavelmente fez com que os volumes gerais nos mercados da Roto caíssem em até 5%.
Bem posicionado estrategicamente e operacionalmente
Para além do tema em curso “digitalização”, a sustentabilidade será uma prioridade para o trabalho da Holding e das suas divisões no futuro. Isso envolve desafios complexos para as empresas, com a obrigação de fornecer relatórios detalhados. Com base em uma expansão substancial no conteúdo, a sustentabilidade está se desenvolvendo de um “fator de higiene” puro e razoavelmente não vinculativo a um critério de exclusão “obstinado” em relação a conceitos de financiamento, por exemplo. A Comissão da UE está tentando estabelecer um conjunto unificado de regulamentos até 2023, que deve ser implementado em nível nacional a partir de 2024. Keill deixou claro que isso também afeta muitos fabricantes de janelas e portas, uma vez que, de acordo com o planejamento atual, as diretrizes relevantes afetarão todas as empresas com um volume de negócios anual de pelo menos 40 milhões de euros e pelo menos 250 funcionários. Todo o setor, portanto, faria bem em se envolver intensamente com este assunto.
Em 2022, o Grupo Roto, portanto, mais uma vez precisa se afirmar em um campo desafiador cercado de uma ampla gama de fatores imprevisíveis. Está bem posicionada para o fazer estratégica e operacionalmente, mas, no entanto, não deseja nem pretende se acomodar sobre os louros. Em vez disso, a única escolha é, mais uma vez, garantir operações flexíveis e orientadas para o cliente, para ser estável e confiável e continuar a otimizar processos e produtos. Para fornecer uma base firme para os objetivos específicos que isso acarreta, Keill anunciou dois parâmetros-chave para os cerca de 75 jornalistas de 15 países que compareceram ou assistiram remotamente: “Em 2022, queremos alcançar um aumento substancial no volume de negócios, mesmo em cima de nosso alto nível atual, e reforçar nossa trajetória de crescimento também em termos de lucratividade.”.
Você também pode se interessar.
AVISO DE COOKIES: Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência e navegação em nosso site. Ao continuar a navegação, consideramos que você aceita a sua utilização. Caso queira saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.