Marcus Sander fala do desempenho da Roto Window and Door Technology (FTT)

O CEO classificou a digitalização orientada para o cliente de todos os processos da empresa como um “fator de suporte importante”

A Roto Window and Door Technology (FTT) relata que consolidou a força econômica da empresa novamente em 2021.
A Roto Window and Door Technology (FTT) considera indispensável a digitalização consistente do processo em todos os níveis. Tem como foco benefícios reais para o cliente por meio de maior agilidade, transparência e eficiência, entre outros fatores.
Digitalização móvel na Roto Window and Door Technology (FTT): os veículos de transporte sem condutor garantem a reposição autônoma das peças semiacabadas.
Produção em rede na Roto Window and Door Technology (FTT).
Progresso digital: controle de um sistema de embalagem totalmente automático para o braço de apoio “Roto NX” por meio de um painel de controle.
Marcus Sander CEO da Roto Window and Door Technology (FTT)
Próximo
Anterior

Roto Window and Door Technology: “completamente satisfeita” com 2021 / Crescimento impressionante no volume de negócios e lucros / Participações de mercado adquiridas / Alta capacidade de entrega em todo o mundo atende aos requisitos mais importantes do cliente / Mercados de ferragens: mais positivos do que negativos / Força econômica consolidada / Riscos para 2022 / Digitalização de processo consistente / Benefícios reais para o cliente como uma prioridade / Numerosas medidas na produção, design e vendas / Cadeia de valor torna-se digital

“Muito do que houve correu muito bem” para a Roto

Velbert / Düsseldorf “Superamos com sucesso mais um ano extremamente desafiador e estamos totalmente satisfeitos com os resultados que alcançamos em 2021. Isso se aplica tanto ao volume de negócios, lucros e participação de mercado.” É assim que Marcus Sander descreveu o desenvolvimento deste ano da Roto Frank Fenster- und Türtechnologie GmbH (FTT) em meados de novembro de 2021. O "desempenho impressionante" se deu devido a vários fatores, explicou o CEO durante o 16º Dia Internacional da Imprensa Comercial do Grupo Roto. Para atingir este desempenho, é fundamental manter a alta capacidade de entrega em todo o mundo, apesar da grave crise de materiais, incluindo matérias-primas, causada principalmente pelo coronavírus, e, portanto, atender a expectativa de desempenho para a indústria que atualmente é de longe a mais importante para clientes. Este é também o resultado de uma digitalização consistente dos processos, que consegue um aumento real dos benefícios para o cliente através de uma maior rapidez, transparência e eficiência.

Expertise em todos os segmentos

O CEO primeiro forneceu detalhes do volume de mercado global da indústria de ferragens para cerca de 75 representantes da mídia de 15 países que estavam participando do evento pessoalmente ou sintonizando online. De acordo com cálculos e estimativas, isso era de cerca de 3,4 bilhões de euros em 2020 e, portanto, estava no nível do ano anterior. A classificação dos segmentos de produtos individuais também se manteve constante de acordo com esses números. A Tilt & Turn (35% no total) assumiu a posição de liderança por uma margem clara, seguido por Porta (25%) e Correr (23%). A abertura externa (11%) e o caixilho e toldo (6%) completaram o campo.

A empresa oferece soluções de tecnologia em ferragens adequadas em todos os segmentos de mercado. Como exemplos de sucesso, Sander citou a linha “Roto NX” Tilt & Turn, um pacote completo (fechadura, dobradiça, soleira) para portas principais e a série de correr “Roto Patio Inowa”. Isso é complementado pela compatibilidade dos sistemas de ferragens. Juntamente com a entrega no prazo - que atualmente é uma prioridade - isso permite que os fabricantes de janelas e portas manufaturem um número reduzido de peças e atendam às necessidades do usuário final.

Viagem curta ao redor do mundo

Na visão geral detalhada das regiões do mercado internacional e do desempenho da FTT em cada uma, as mesmas palavras-chave frequentemente surgiam: os efeitos da pandemia e os problemas de fornecimento de materiais, por um lado, e o desenvolvimento positivo do mercado, boa qualidade de entrega e forte crescimento do faturamento da Roto por outro lado. Para a América do Norte, o CEO também relatou uma tendência geral para janelas e portas maiores e, para a divisão FTT em particular, a aquisição bem-sucedida de novos clientes. Na América do Sul, a situação política frequentemente volátil e os desafios macroeconômicos eram um fardo. Mesmo assim, o crescimento da construção civil dá sinais de recuperação nos países mais importantes. A Roto está passando por uma recuperação dramática na Argentina, Brasil e Chile.

O mesmo se aplica à Europa como um todo, apesar de algumas diferenças no desenvolvimento do mercado. O motor do forte crescimento, sobretudo nos segmentos Tilt & Turn, Portas e Correr, é o crescente volume de renovações do mercado e, especificamente para a empresa, o lançamento de novos produtos e elevada capacidade de entrega. Este último fator também desempenhou um papel importante na aquisição de novos clientes e, portanto, na conquista de novas participações de mercado.

O desenvolvimento do mercado nos países e regiões da Europa, é claro, também depende de influências específicas. Embora, de um modo geral, haja uma tendência clara para o aumento, independentemente disso, por exemplo na Alemanha, Áustria, Suíça, nos Países Baixos, França e Itália, a crise da construção no Reino Unido continua grave. A Escandinávia ainda está estagnada, enquanto a Espanha, Portugal e a Grécia estão se mostrando resilientes, apesar dos novos surtos do coronavírus em 2021. No entanto, a Roto foi capaz de crescer mesmo em mercados com “desempenho abaixo da média”, afirmou Sander.

Na área de negócios da Ásia/Pacífico, o desenvolvimento do mercado está sofrendo particularmente com a “mistura tóxica” de escassez de materiais e um aumento drástico no preço das matérias-primas. Na China, isso está tendo um impacto negativo sobre o investimento em novas construções em cidades de segundo e terceiro níveis. Em cidades de primeiro nível, a demanda por novas construções foi amplamente atendida. No geral, o mercado está mudando para a renovação e retrofit. Países individuais em todo o resto da região da Ásia-Pacífico ainda estão tendo que lidar com restrições estritas da COVID-19. Apesar desta situação não ser fácil, o FTT ainda está conseguindo um bom desempenho. Com o portfólio de ferragens no segmento de mercado premium, lançamentos de produtos bem-sucedidos e desempenho de entrega consistente, a empresa também oferece vantagens reconhecidas em comparação com seus concorrentes.

Estabilizando a retomada

A conclusão inicial de Sander foi que, considerando todas as coisas, "muitas coisas aconteceram da maneira que queríamos em 2021". Em última análise, isso é aparente a partir de um claro aumento de receita de dois dígitos, excelente lucratividade e, portanto, a consolidação renovada da força econômica da empresa, bem como o desenvolvimento positivo de participações de mercado. Isso foi conseguido por meio de fatores como a ampliação da capacidade de produção, a capacidade de entrega global que era garantida por meio da produção regional, por exemplo, a confiabilidade comprovada e a expansão dos serviços digitais. Nesse contexto, não devemos nos esquecer da gestão profissional da saúde na Roto na época do coronavírus, que inclui um amplo pacote de medidas, como o apoio internacional para a vacinação dos funcionários.

Olhando para 2022, o Chefe da FTT afirmou que “os problemas do ano antigo também serão problemas do ano novo”. Em última análise, não é possível prever com precisão quando a pandemia será considerada finalmente encerrada e quando os mercados de matérias-primas voltarão ao normal. A Roto, no entanto, espera um relaxamento perceptível no meio do ano. Sander descreveu as possíveis consequências da explosão dos custos de construção sobre a demanda do mercado como outro elemento de incerteza. É por isso que, no próximo ano, o especialista em tecnologia de janelas e portas continuará a se concentrar no que pode fazer para estabilizar de forma sustentável o atual curso de crescimento saudável.

Desafiador, mas inevitável

O CEO classificou a digitalização orientada para o cliente de todos os processos da empresa como um “fator de suporte importante”. É inevitável para que o sucesso a longo prazo seja alcançado. Para a Roto, é uma ferramenta para tornar os processos mais rápidos, transparentes e focados. Isso é voltado para o elemento-chave da estratégia da empresa, que é ter os benefícios para o cliente como a principal prioridade. Na dianteira está a expansão do quadro de e-business que se estabeleceu nos últimos anos e, portanto, na sua essência, a salvaguarda da viabilidade da empresa. Para um player global com 15 fábricas em todo o mundo e atividades de vendas em todos os continentes, esta é uma “tarefa desafiadora, mas inevitável”. O chefe da FTT demonstrou os requisitos e estruturas que já foram estabelecidas usando alguns exemplos.

A produção é, obviamente, colocada na linha da frente. O objetivo final das várias etapas de digitalização é que todas as máquinas e ferramentas sejam capazes de otimizar seu desempenho de forma autônoma. Isso resulta em um grande número de vantagens que economizam tempo, aumentam a eficiência e tornam o planejamento mais confiável. Para os clientes, tudo isso se reflete na melhoria da entrega e na qualidade do produto, atendendo, portanto, ao seu principal requisito para o setor. A lista de projetos já concluídos, em andamento ou com início previsto para breve é longa. Especificamente, eles incluem aquisição de dados de máquina online, robôs colaborativos (cobots), sistemas de transporte sem motoristas internos e externos, gerenciamento de peças de reposição digital, automação de armazém baseada em drones e manufatura aditiva (impressão 3D).

A digitalização está se tornando cada vez mais relevante no design. Por exemplo, os testes de produtos virtualizados reduzem significativamente os tempos de desenvolvimento em comparação aos métodos físicos convencionais. Além disso, as simulações numéricas garantem cálculos quantificados e, portanto, detecção precisa de quaisquer deficiências. A digitalização também foi um componente fixo das vendas já há algum tempo. O configurador de ferragem "Roto Con Orders", que pode ser vinculado a sites da SAP e de revendedores, já é um tanto "clássico". A plataforma de comunicação “Roto City”, por sua vez, garante suporte sob medida para os parceiros de mercado por meio de tecnologia de conferência moderna e apresentações especiais a qualquer hora e em qualquer lugar. Um portal para o cliente personalizado para acesso global a conteúdo e funcionalidades sob medida está atualmente em desenvolvimento. Sander não tem dúvidas de que “a cadeia de valor digital é o futuro”.

Compartilhe essa notícia

Outras notícias e novidades

Você também pode se interessar.

Receba nossas novidades no seu e-mail

AVISO DE COOKIES: Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência e navegação em nosso site.  Ao continuar a navegação, consideramos que você aceita a sua utilização. Caso queira saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.